O que é
Em sintonia com os princípios da publicidade e da moralidade o contribuinte vai encontrar no Portal da Transparência de Jundiaí informações em linguagem acessível sobre a execução orçamentária e financeira do Município, em atendimento às exigências contidas no art. 48 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), alterada pela Lei Complementar nº 131, de 27 de maio de 2009.
A transparência da Administração Pública constitui requisito essencial para uma relação saudável entre Estado e Sociedade. Neste contexto o acesso às contas públicas é fundamental para garantir a boa gestão do dinheiro público. Desta forma, o cidadão pode acompanhar a arrecadação dos impostos e a destinação dos recursos nos programas municipais de forma organizada, simples e objetiva.
Ao acessar o Portal da Transparência, o Cidadão encontrará um conjunto integrado de informações que permitirão acompanhar o desempenho financeiro da cidade e como os recursos se transformam em serviços, obras e investimentos essenciais para a população e o seu desenvolvimento.
O Portal da Transparência é uma iniciativa da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, que foi instituído pelo Decreto Municipal nº 22.292, de 27 de maio de 2010, com a finalidade de prestar contas para o contribuinte que paga seus impostos, demonstrando-lhe de maneira simplificada e transparente a aplicação do dinheiro público.